segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Qual é a influência dos factores abióticos nos seres vivos?

Todas as espécies do planeta terra necessitam de factores abióticos para sobreviver.
Os mais importantes são: a luz; a água; a temperatura e o solo.


  1. Luz : a luz é a fonte de energia de todos os ecossistemas. Com a luz as plantas realizam a fotossíntese, o que lhes permite armazenar energia nos próprios constituintes, que são depois consumidos por outros organismos. Ela também pode influenciar o comportamento dos seres vivos. Alguns são tão sensíveis a ela que orientam o seu comportamento em sua função - Fototropismo. Consideram-se com fototropismo positivo os seres vivos que reagem á luz desenvolvendo-se na sua direcção, e com fototropismo negativo os que procuram os ambientes sem luz.
  2. Água : a água, alem de ser essencial para a vida, condiciona o tipo de seres vivos. Para as plantas, a presença de água é vital, pois necessitam dela para realizar a fotossíntese. No entanto, colonizam ambientes com secura extrema, como os desertos, e zonas com água em abundância, como as florestas tropicais e os ambientes aquáticos.
  3. Solo : os solos cobrem grande parte da superfície emersa da Terra e constituem o habitat de uma grande comunidade de organismos que nele encontram abrigo e alimento. O tipo de solo vai determinar os seres vivoas que dele vão depender, um solo pode conter centenas de espécies de invertebrados que nele se alimentam, centenas de espécies de fungos e milhares de espécies de microrganismos que decompõem a matéria organica e os enriquecem de minerais.
  4. Temperatura : a temperatura exterior pode influenciar ou não a temperatura corporal dos seres vivos. Os mamíferos e as aves possuem uma cobertura isolante ( pêlos os penas) que lhes permite manter a temperatura do corpo constante, independentemente da temperatura ambiente. São designados por animais endotérmicos. Os outras seres vivos que restam são ectotérmicos. Por outro lado os seres vivos capazes de sobreviver a grandes variações da temperatura designam-se por euritérmicos. No entanto, a maioria das espécies apenas consegue ter actividade numa amplitude térmica muita pequena, designando-se por estenotérmicos.

Sem comentários: