segunda-feira, 21 de abril de 2008

As chuvas ácidas

A água pura tem pH 7, ou seja , é neutra. A água da chuva é ligeiramente ácida ( pH6) devido aos gases nela dissolvidos, nomeadamente o dióxido de carbono atmosférico.
A queima dos combustíveis fósseis realizada pelos automóveis, pelas centrais energéticas e por algumas indústrias origina gases como o dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de azoto ( NO e NO2), o que polui a atmosfera .
O ar contaminado pelos gases poluentes circula na atmosfera e pode provocar chuvas ácidas em zonas afastadas centenas de km da fonte emissora por exemplo o dióxido de enxofre que origina as chuvas ácidas na Noruega vem quase de todos os países como o Reino Unido, a Alemanha, a Rússia e a Polónia.
As chuvas ácidas são os fenómenos mais graves de poluição atmosférica:que alteram a composição química do solo e poluem os recursos de água, envenenando os animais que a bebem e as plantas que a absorvem, atingindo toda a cadeia alimentar .
A presença de dióxido de enxofre na atmosfera é também uma das causas de problemas de saúde, como a asma e a bronquite. Alguns países têm reduzido as emissões de gazes que originam chuvas ácidas, através de medidas que incentivam:
  • a utilização dos transportes públicos (principalmente de transportes movidos a electricidade, como o metropolitano e o eléctrico);
  • a utilização de energias menos poluentes( como a energia eólica);
  • a proibição da utilização de combustíveis com elevados teores de enxofre.

Sem comentários: